Apologética Católica

Como demonstrar em 3 minutos o Purgatório no Antigo Testamento?


A Doutrina do Purgatório não é  uma invenção da Igreja Católica. Poucos sabem, mas a crença em um lugar de purgação provém do judaísmo que, por sua vez, era a fé dos primeiros crentes convertidos à Cristo. Leia mais aqui.

De acordo com a Enciclopédia Judaica Texto Integral de 1906, a Igreja Católica elaborou a Doutrina do Purgatório na própria experiência dos Cristãos primitivos, convertidos do Judaísmo à Fé Cristã, uma vez que os judeus já sustentavam tal visão do purgatório, que na fé judaica também é chamado do Seol.

Mas como isso surgiu no Judaísmo?

Há alguns textos judaicos que apresentam a ideia de um lugar de purificação de modo bastante explícito. Porém, como não fazem parte das Escrituras Sagradas Católicas não irei ater-me a eles. Contudo, apresentarei duas evidências do Antigo Testamento existentes tanto na Bíblia Católica como na Protestante. Para referência ver Enciclopédia Judaica.

Farei passar essa terça parte pelo fogo, purificando-a tal como o ouro e a prata são refinados e purificados pelo fogo. Invocarão o meu nome e ouvi-los-ei. Direi: São o meu povo. E eles: O Senhor é o nosso Deus. ( Zacarias 13, 9)

O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.  (1 Samuel 2,6)

Essas duas passagens são ecoadas nos ensinamentos de São Paulo em 1 Coríntios 3, onde o apóstolo também deseja convir a ideia de um lugar da purificação da alma salva pela existência de um fogo purificador, que não o fogo da condenação eterna, uma vez que ao fim do processo a alma já salva sobe ao Céu – o que  não ocorre no caso do Inferno dos Condenados.  Leia uma análise completa de 1 Corintios 3 aqui.

Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.  (1 Corintios 3, 14-15)

A ideia de um estado intermediário da alma, cuja a libertação pode ser obtida a partir da intercessão dos Kaddish  ( pessoa Santa ou Sagrada no judaísmo) – , é claramente presente no Testamento de Abraão, Recensão A, xiv., Onde é dada  a descrição de uma alma cujas ações boas e más  são iguais, e tem de submeter-se ao processo de purificação, permanecendo em um estado intermediário, e em cujo nome Abraão intercede, os anjos se juntar a ele em sua oração, ao que a alma é admitido no paraíso.

“O conceito do purgatório é ainda mais claramente expresso em passagens rabínicas, como no ensino dos Shammaites: “No último dia do julgamento, haverá três classes de almas: o justo deve ser imediatamente anotado para a vida eterna; ímpios , para o inferno, mas aqueles cujas virtudes e pecados contrabalançarem, este outro descerá para Geena e flutuará para cima e para baixo até que subam purificados, pois deles é dito: ‘Vou trazer a terceira parte pelo fogo e refiná-los como a prata é refinada, e julgá-los como o ouro é provado “[Zc xiii 9…]; também:” Ele [o Senhor] traz até Seol e faz subir novamente “(I Sam ii 6..).”

6 replies »

  1. Em primeiro lgar, faço uma distinção. Pra mim, protestantes são os luteranos, porque o nome vem do protesto dos príncipes protestantes luteranos contgra umadecdisão do imperador Varlos V. Eangélicos são todos os outros. Com relação ao purgatório, mesmo que os reformadores e os evangélicos não aceitam os livros dos Macabeus como inspirados, demonstra a certeza dos judeus sobr a existência de um lugar de purgação, de purificação. Mas no Novo }testamento, quand9 Jesus fala sobre o pecado contra o Espírito SantoEle é claro. O pecado contra o Espírito Santo não será perdoado nem neste mundo9 nem no outro, o que significa que no outro mundo há um local onde, através de sofrimentos, principalmenee espirituais, os pecados são perdoados. Mas como protesstants e evangélicos estudam a Bíblia pela metade, eles naõ aceitam o purgatório. É preciso levarf em conta que há pecados graves e pecados leves, mas para eles tudo é a mesma coisa.

    Like

  2. ISSO AQUI É PATRÍSTICA ISSO AQUI É A NOSSA IGREJA CATÓLICA NO SEU COMEÇO DE CAMINHADA E O ENGRAÇADO É QUE TEM SEMI ANALFABETOS PROTESTANTES DECORADORES DE VERSÍCULOS BÍBLICO QUERENDO REFUTAR A IGREJA CATÓLICA COM SEUS PONTOS DE VISTA ISSO É O CÚMULO. A BÍBLIA FAZ UMA GRANDE REFERÊNCIA AOS BISPOS E A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA E AINDA TEM RACIONALISTAS PROTESTANTES DA NOVA ERA QUERENDO CONTESTAR ISSO ISSO É FRUSTRANTE

    VEJAM AQUI PROTESTANTES UM PEQUENO TRECHO DOS NOSSOS PADRES APOSTÓLICOS BÍBLICAMENTE:

    Todos eles foram contados entre os Setenta Apóstolos. Todos foram mencionados pelo Apóstolo Paulo em suas epístolas.

    Herodes era um parente de Paulo. “Saudai”, escreve São Paulo aos Romanos: “meu Herodes relativa” (Romanos 16:11). Como o bispo de Neo-Partia, Herodes sofreu muito nas mãos dos judeus. Eles bateram na cabeça dele com varas, que feriu na boca com pedras e esfaqueou-o com facas. Depois que eles deixaram para morrer, St. Herodes levantou-se e continuou a servir os apóstolos. Ele ajudou o apóstolo Pedro em Roma e foi decapitado junto com muitos outros cristãos, o mesmo dia em que São Pedro foi crucificado.
    //

    St. Agabus possuía um espírito profético. Duas de suas profecias são registradas no livro dos Atos dos Apóstolos. Primeiro, ele profetizou uma grande fome em todo o mundo que se tornou realidade durante o reinado de Cláudio César: “E um deles, chamado Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que haveria uma grande fome em todo o mundo e isso aconteceu sob Claudius “(Atos dos Apóstolos 11:28). Em segundo lugar, quando se encontrou com o apóstolo Paulo em Cesaréia, que estava a caminho de Jerusalém, Ágabo tomou o cinto de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, dizendo: “Assim diz o Espírito Santo: Este é o caminho que os judeus ligarão o proprietário deste cinto em Jerusalém, e eles vão entregá-lo aos gentios “(Atos dos Apóstolos 21:11).
    //
    St. Rufus era um bispo de Tebas, na Grécia. São Paulo também menciona ele. “Saudai a Rufo, eleito no Senhor” (Romanos 16:13).
    //

    St. Asíncrito foi bispo de Hyrcania na Ásia e é mencionado junto com os outros em Romanos 16:14.
    //

    St. Flegonte também é mencionado na mesma epístola. “Saudai Asíncrito, Flegonte, HERMES, Pátrobas e HERMAS e os irmãos que estão com eles” (Romanos 16:14). Ele era um bispo na cidade trácia de Maratona.
    //

    St. Hermas, mencionado com os outros, era um bispo na Dalmácia.

    Todos eles, como abelhas para Cristo, espalhe o mel do Evangelho em várias regiões, sofrendo muito por amor de Cristo. Todos foram traduzidos para o reino eterno de Cristo, o amado.

    Hino de Louvor: Santos Apóstolos

    Santos apóstolos, os escolhidos de Deus,
    Você correu a corrida e alcançou o objetivo.
    A vaidade do mundo, eles desprezado, a Deus, que estendeu a mão,
    O mundano sacrificaram, o eterno, eles adquiriram.
    Seu amor por Cristo, mais forte do que todos os outros poderes,
    Para eles, ela brilhou na escuridão do paganismo.
    A corrida acabou, a batalha obtido,
    O exército de heróis levados a Cristo.
    Em Cristo, há muitas coroas de flores vitoriosos,
    Mesmo se você quiser, você pode ser casado.
    Santos Apóstolos, orar a Deus,
    Que Ele não nos privar do Reino dos Céus.
    //

    Apolytkion no primeiro tom
    Louvemos nos hinos do coro de seis vezes de apóstolos: Herodion e Ágabo, Rufus, Asíncrito, Flegonte e santo Hermes. Eles sempre suplicar o Trinity para nossas almas!
    //

    Kontakion na Quarta Tone
    Com a luz do Espírito Santo, iluminará o caminho dos fiéis, como estrelas, ó Santos Apóstolos. Como você olhar em Deus, o Verbo você repelir as trevas do erro.
    //
    Kontakion na Segunda Tone
    Você tornou-se discípulos de Cristo e apóstolos de todos os santos, ó glorioso Herodion, Agabus e Rufus, Asíncrito, Flegonte e Hermes.Sempre suplicar ao Senhor que conceda o perdão das transgressões para nós que cantam seus louvores.
    //

    Apolytikion no terceiro tom
    Santos Apóstolos suplicar a Deus misericórdia para conceder nossas almas o perdão dos pecados.
    A DOUTRINA DA BÍBLIA É TOTALMENTE CATÓLICA

    Like

  3. Para entendermos a intercessão dos santos devemos primeiro falar sobre a morte.

    “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”João 3:15
    “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.”1 João 5:1
    “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor(Porque andamos por fé, e não por vista).Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. “2 Coríntios 5:1-8
    “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. “Romanos 8:38-39
    Então podemos dizer que em Jesus vivemos mesmo que morramos, pois nem a morte nos separa Dele, pois temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. Aqui entra um ensinamento da Igreja Católica de que existe uma igreja que é na verdade uma extensão dela a qual chamamos de Igreja Triunfante a qual habita com a cabeça (“Cristo,Efésios 4:1 5“) de sua Igreja que é o Seu corpo. Como pode um corpo viver de forma separada? Então nós que somos membros do corpo de Cristo. Ainda que morramos Nele viveremos, pois vivemos segundo o Espírito “De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. “Romanos 8:12-13
    “E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. “Romanos 8:10. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16 “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:17 .Ou seja, em Jesus estamos vivos e se estamos vivos por meio de cristo, os santos podem nos ouvir e interceder por nos, pois “Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.”1 João 5:1.

    Os mortos não podem ter contato com os vivos mas se vivo em Cristo somente meu corpo que morreu afinal de contas “temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.”
    2 Coríntios 5:8. Quem está morto é o corpo e não o espírito, pois ele vive em Jesus “Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” Lucas 20:36 ou seja eles vivem mas aguardam a resurreição para receberem seus corpos. “Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos”.Lucas 20:3. Porém somente com Cristo e em Cristo eles (os santos) nos ouvem, pois é Nele que vivem. “Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes”.
    2 Coríntios 5:9

    Agora vejamos o que diz apocalipse sobre os mortos antes da resurreição:
    “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. Apocalipse 6:9-11E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” Apocalipse 7:13-17
    Ou seja eles rezam, intercedem, e prestam culto a Deus “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
    Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. “ Romanos 8:38-39
    Infelizmente muitos estão contaminados com a desonestidade intelectual que não aceitaram que na passagem Apocalipse 7:13-17 isso já possa está acontecendo porém quando querem justificar seus argumentos aceitam que Deus habitam fora do tempo ou seja para Deus com relação a nosso tempo o apocalipse já aconteceu e ainda não.

    Porém não aceitam que possamos viver em Jesus após a nossa morte e com isso negam:

    “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.”1 João 5:1

    Sola scriptura ou só o que eu quiser? na verdade o que não aceitam é ser iguais a Igreja Católica. Ainda bem que minha Igreja não me excomunga quando eu morro.

    Like

Seja respeitoso. Atenha-se ao tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.