As Missas do Rito Oriental são válidas?

As Missas Orientais são válidas? É lícito para um católico romano participar delas e receber a comunhão ?

Vamos fazer algumas distinções primeiro : No Oriente, o que os católicos romanos chamam de Missa é chamado de Litirgia Divina. Algumas igrejas no Oriente estão em união com a Igreja Católica e outras não. Aquelas que estão em comunhão com a Igreja Católica compreendem a chamada Igreja Católica Oriental. Aqueles que não estão em comunhão com Roma normalmente são chamadas Ortodoxa Orientais.Em Comunhão

A consagração da Eucaristia durante a Liturgia Divina de ambas as Igrejas Católicas Orientais e as Igrejas Ortodoxas Orientais é válida. Um católico do Rito Romano da Igreja pode assistir a uma Liturgia Divina Católica Oriental e receber a comunhão durante essa liturgia sem problema. Assistir a Divina Liturgia Católica Oriental é válido para o cumprimento da obrigação do santo domingo. Embora os católicos possam, ocasionalmente, participar de liturgias ortodoxas orientais como convidados, essas liturgias não equivalem à assistir a Missa, portanto, não velem como cumprimento da obrigação da dia do santo domingo . Os Católicos, normalmente, não devem receber a comunhão em uma Divina Liturgia Ortodoxa Oriental, apesar de existirem circunstâncias em que isso é permitido .

Se você tem dificuldade em discernir se uma igreja oriental  em sua comunidade é uma Católica Oriental ou Ortodoxa Oriental, entre em contacto com sua diocese para informar-se. Outra curiosidade comum é sobre o processo de “Transferência” do Rito Romano ao Rito Oriental, bem como sobre as consequências desse processo.

Não há nada errado com a mudança de ritos, se assim se desejar. Contudo, o processo em si é, na verdade, um aborrecimento desnecessário. Todo católico pode fazer de uma paróquia de Rito Oriental sem precisar passar por um processo formal de alteração de ritos. No entanto, se ainda desejar-se alterar ritos o caminho mais simples seria primeiro entrar em contato com o pároco da paróquia de Rito Oriental da qual se deseja participar.