Doutrinas & Dogmas

A doutrina católica da Salvação revelada: Salvação pela Graça de Deus Somente


Nós cremos que pela Graça do Senhor Jesus seremos salvos, exatamente como eles. (Atos dos Ap. 15:11)

Onde estiver a totalidade da graça, lá estará a totalidade da Salvação. Onde a graça já não existe no estado fraturado simul justus et peccator (pecador e justo simultaneamente), mas em puro “Sim”, a morte,  a carcereira do pecado, não tem lugar.

Naturalmente, isso envolve as seguintes perguntas: O que significa a assunção de corpo e alma à glória celestial? O que, afinal, significa a “imortalidade” ? O homem não é imortal por seu próprio poder,  mas apenas junto e através de Outro, preliminar, tentativamente, fragmentariamente, em crianças, na fama, mas finalmente e realmente e somente em e a partir do Totalmente-Outro, Deus. Nós somos mortais devido à autarquia usurpada de uma determinação de permanecer dentro de nós mesmos, o que prova ser uma decepção …

No entanto, onde a propensão inata para a autarquia é totalmente inexistente, onde há a pura auto-disposição (= graça), a morte está ausente, mesmo quando termina somáticamente (a morte física),  está presente. Em vez disso, todo o ser humano entra na salvação, porque como um todo, em toda plenitude, ele fica eternamente na memória vivificante de Deus que preserva-o como si mesmo em sua própria vida.  Papa Bento XIV

Leia mais sobre a Doutrina da Salvação: Católicos são justificados pela Fé, mas não pela Fé somente

2 respostas »

  1. Tuas convicções te levarão à tua própria condenação! Não seja como Nicodemos, cheia de conhecimento mas sem salvação, é necessário nascer de novo; não alimente-se de doutrina, tradições, mas da Palavra de Deus, pois nenhuma religião trará salvação para tua alma!

    ———————————
    Caro Watsan,
    Grata pelo comentário, pelo zelo e preocupação. Porém, analise suas afirmações e assegure-se que nelas não haja arrogância e sobreba. Qual será o mortal capaz de julgar ao outro sem antes transgredir o que o Senhor nos ensinou?

    «Não julgueis, e não sereis julgados. De facto, sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes. Por que olhas para o argueiro no olho do teu irmão e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como te atreves a dizer ao irmão: “Deixa-me tirar o argueiro do teu olho”, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão».

    Enquanto Católica, recebi o Sacramento do Batismo, pelo qual o Cristão é ‘gerado denovo’, ou seja, ‘nasce denovo’. Se vc se lembra do que o Senhor disse a Nicodemos:

    “Somente aquele que nasce denovo de ÁGUA e ESPÍRITO ganha a vida Eterna”. As águas do Batismo em Cristo são o primeiro passo para a Salvação. Amém!
    Helen

    Curtir

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s