Doutrinas & Dogmas

A doutrina católica da Salvação revelada: Salvação pela Graça de Deus Somente


Nós cremos que pela Graça do Senhor Jesus seremos salvos, exatamente como eles. (Atos dos Ap. 15:11)

Onde estiver a totalidade da graça, lá estará a totalidade da Salvação. Onde a graça já não existe no estado fraturado simul justus et peccator (pecador e justo simultaneamente), mas em puro “Sim”, a morte,  a carcereira do pecado, não tem lugar.

Naturalmente, isso envolve as seguintes perguntas: O que significa a assunção de corpo e alma à glória celestial? O que, afinal, significa a “imortalidade” ? O homem não é imortal por seu próprio poder,  mas apenas junto e através de Outro, preliminar, tentativamente, fragmentariamente, em crianças, na fama, mas finalmente e realmente e somente em e a partir do Totalmente-Outro, Deus. Nós somos mortais devido à autarquia usurpada de uma determinação de permanecer dentro de nós mesmos, o que prova ser uma decepção …

No entanto, onde a propensão inata para a autarquia é totalmente inexistente, onde há a pura auto-disposição (= graça), a morte está ausente, mesmo quando termina somáticamente (a morte física),  está presente. Em vez disso, todo o ser humano entra na salvação, porque como um todo, em toda plenitude, ele fica eternamente na memória vivificante de Deus que preserva-o como si mesmo em sua própria vida.  Papa Bento XIV

Leia mais sobre a Doutrina da Salvação: Católicos são justificados pela Fé, mas não pela Fé somente

2 replies »

  1. Tuas convicções te levarão à tua própria condenação! Não seja como Nicodemos, cheia de conhecimento mas sem salvação, é necessário nascer de novo; não alimente-se de doutrina, tradições, mas da Palavra de Deus, pois nenhuma religião trará salvação para tua alma!

    ———————————
    Caro Watsan,
    Grata pelo comentário, pelo zelo e preocupação. Porém, analise suas afirmações e assegure-se que nelas não haja arrogância e sobreba. Qual será o mortal capaz de julgar ao outro sem antes transgredir o que o Senhor nos ensinou?

    «Não julgueis, e não sereis julgados. De facto, sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes. Por que olhas para o argueiro no olho do teu irmão e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como te atreves a dizer ao irmão: “Deixa-me tirar o argueiro do teu olho”, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão».

    Enquanto Católica, recebi o Sacramento do Batismo, pelo qual o Cristão é ‘gerado denovo’, ou seja, ‘nasce denovo’. Se vc se lembra do que o Senhor disse a Nicodemos:

    “Somente aquele que nasce denovo de ÁGUA e ESPÍRITO ganha a vida Eterna”. As águas do Batismo em Cristo são o primeiro passo para a Salvação. Amém!
    Helen

    Like

Seja respeitoso. Atenha-se ao tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.