Apologética Católica

A Visão Católica do Pentecostes


pentecostesNa atualidade temos uma infinidade de visões errôneas a respeito do mundo, mas se formos abordar de modo objetivo as linhas de pensamento mais comuns com as quais nos deparamos hoje, poderÍamos classificá-las em duas correntes principais: A visão materialista e a visão panteísta. Essas visões não se conformam com a visão católica, que obviamente as superam tanto no equilíbrio quanto na elevação espiritual.

A visão mais comum, que lamentavelmente se espalha atualmente nos ambientes das escolas, universidades e principalmente a partir da ideologia Marxista e materialista, é de que só exite a matéria; o espírito não existe e nos resumimos à energia. A noção de verdades universais, estado de oração, elevação do pensamento e até o próprio pensamento, na visão materialista, não encontra espaço. Ou seja, é uma invenção da religião. Para o materialista, somente a energia exite, nada se cria, tudo se transforma. A eneriga se transforma e o homen é o fruto de uma energia organizada que se desorganiza quando ele morre, de modo que assim continua perpertuamente o cosmos… Tudo que existe é sólido, é matéria paupável e mensurável na visão materialista. Assim, as gerações recentes estão sendo doutrinadas na crença de que tudo o que importa e é verdadeiro, são apenas as coisas materiais.

Felizmente, é fácil refutar essa noção de que toda realidade importante, relevante para nossa existência, seja algo paupável, mensurável. O amor que sentimos pelos filhos ou pais, não é paupável mas é real. A motivação e o sentido da vida de cada ser humano, não é paupável mas existe. Se a visão materialista fosse precisa, poderia-se argumentar que um indíviduo dotado de beleza física, riqueza, inteligência e todos os outros atributos materiais que se possa listar jamais cometeria suicídio. Contudo, isso não é verdade. Se não houvesse na vida daquele indivíduo materialmente satisfeito e completo, a falta de algo não paupável, não material, o suicído entre essas pessaos não aconteceria. O materialismo não responde à essa incongruência, pois nega que o ser humano tenha dentro do coração algo além do que pode oferecer a mera realidade material. Diferentemente dos outros animais, que tendo suas necessidade materias atendidas, põem-se satisfeitos com sua própria existência, o ser humano almeja a felicidade, a paz de espírito, o amor, o contentamento consigo mesmo.

Portanto, podemos concluir que aquilo que realmente importa para nós não se encontra no campo material. A cultura materialista rouba de nós tudo aquilo que nos dá sentido à vida, passamos a crer que para sermos felizes há de ter-se boa comida, dinheiro, sexo e, se houver tristeza, resolve-se com drogas, bebidas ou algo material que nos complete temporariamente. Ou seja, dá-se ao corpo o que o corpo precisa, porque nós nos resumimos a isso, ao nosso corpo físico e nossas necessidades materiais. Pois só existe a matéria.

Contudo, nossos corações precisam de mais que puramente o que é material. Aquilo que nos importa precisa ser de natureza eterna. A matéria se deteriora, é passageira, efêmera,  e por isso, não pode nos satisfazer.

Diante disso, a Igreja Católica afirma que precisamos de Deus, porque Deus é eterno e não passa. O mundo sim, passa. E Deus quer unir-Se a nós tanto quanto nós precisamos unir-nos a Ele. Isso, essa união,  se dá pelo poder do Espírito Santo! Mas antes de abordarmos a visão católica, havemos de falar sobre a visão extrema ao Materialismo que é o Panteísmo.

No Panteísmo, tudo é Deus. Essa visão assemelha-se a um piedoso ateísmo, muito comum às espiritualidades orientais, na qual as pessoas se consolam com a crença de que seremos todos deuses, porque fazemos parte do universo e evoluímos através da reincarnação a estágios mais elevados de nossas existências, até, tendo sido parte de Deus no princípio, regressaremos à nossa forma divina no final de tudo, em algum estágio de uma de nossas muitas existências. Crê-se que estajamos imersos e fazemos parte de uma grande divindade. A noção de salvação na visão panteísta é que o espírito se dilui no universo, e por isso continua a existir. Essa visão não explica o fato de qua a matéria que se transforma cessa de existir em sua forma original. Nesse sentido, o Panteísmo se assemelha com o Materialismo, contudo, adota um discurso mais espiritualizado porque afirma que voltaremos a fazer parte do deus transformador do universo.

O Cristianismo, entretanto, proclama a Verdade Eterna de que somente Deus é Deus. Ele é Espirito e Eterno. Deus é para sempre e vive numa felicidade eterna. Por outro lado, nós, que estamos infinitamente distantes Deles – Pai, Filho e Espirito Santo – precisamos de Deus, pois precisamos ser salvos, precisamos ser elevados. Embora estejamos muito distantes de Deus, Ele que habita na felicidade eterna, Ele que é amor eterno e é um Pai que ama eternamente seus filhos, dá-Se a nós através do amor.  Esse amor tem um nome, chama-se Espírito Santo. Nessa realidade de amor e felicidade eternos, Deus livremente se dignou a nos criar para nós pudéssemos participar de Sua felicidade. Essa é a razão de nossa existência: participar da felicidade de Deus.

Enquanto criatura frágeis e miseráveis, só nos é possível participar da infinita felicidade de Deus por meio da bondade do próprio Deus, que veio até nós, não porque Ele precisasse de nós, mas para o nosso bem. O Deus Triuno, na segunda pessoa do Filho, se fez homem, igual à nós exceto no pecado e vem até nós. E o grande abismo que havia entre a criatura e o criador ganha uma ponte, um Pontífice, entre Deus e o homem. Essa Ponte é Jesus Cristo, aquele que une Deus e o homem, unidos em Cristo.

O Espírito Santo, a terceira pessoa da Santissima Trindade, que é derramado sobre a Igreja para nos unir a Jesus da mesma análoga forma que os membro de um corpo se unem ao corpo. O Corpo, que na morte se desfaz e já não se sustenta unido com um só, perde sua alma. A alma é o que mantém o corpo unido. Também na Igreja, o Corpo de Cristo se mantém unido por esta “Alma” da Igreja que é o Espírito Santo. Assim, o Espírito Santo nos une a Jesus. Em nossas oração recitamos; “Na unidade do Espírito Santo”, porque só chegamos ao Pai, por Jesus Cristo, que é a Ponte, na unidade do Espírito Santo.

O Espírito Santo derramado em nossos corações cria em nós um coração como o de Jesus. Essa é Sua função, nos tranformar e unir-nos a Cristo, na medida em que nos tornamos mais semelhante a Ele. Portanto, Deus que está infinitamente distante, faz-se próximos de nós em Jesus, unido a Ele nos Espírito Santo para que assim possamos ir para o Céu e estarmos com Deus.

O Cristianismo se distingue das outras visões no sentido de que podemos crer que seremos salvos, iremos ao Céu e, na presença de Deus, continuaremos a ser nós mesmos e não seremos diluídos em Deus. O próprio Jesus subiu aos Céus e continua ser humano, e não foi dissolvido na Trindade. Nós não seremos diluídos em Deus, mas unidos na unidade do Espírito Santo, que nos une a Jesus. De forma concreta, nós nos unimos a Jesus através da fé e da caridade.

O Espírito Santo, o doador da Graça divina, ilumina nosso coração para que na fé nos unamos a Jesus. A fé não de uma forma subjetiva, mas de modo real, numa ação sobrenatural que toca nossos corações e nos transforma e vai ascendendo no coração do fiel um amor por Jesus. O Amor de Cristo, o Espírito Santo é o amo de Deus derramado em nosos corações e, a primeira coisa que este Espirito Santo faz é nos dar um amor enorme por Jesus.

Aquele que ama a Jesus tem o primeiro sinal de que o Espirito Santo está em si. O amor ao próximo também  é um sinal da ação do Espírito Santo, mas para ser a verdadeira caridade de Deus, o amor ao próximo está fundamentado no amor a Jesus. Assim, o amor ao próximo passa ser a forma que se tem da amar a Jesus. O próximo é Jesus, como vemos na passagem bíblica: “Foi a mim que o fizestes”.

Neste domingo de Pentecostes, o Espírito Santo vem, assim como vem sempre que estivermos abertos a Ele, para que nós em primeiro lugar amemos a Jesus, para nos unirmos a Ele e correspondamos ao Seu amor por nós. O amor de Cristo nos impele, o Espírito Santo faz arder em nossos corações o amor de Cristo, o amor por Jesus.  Neste domingo podemos pedir ao Espírito Santo mais fé e mais amor, para nos unirmos a Jesus, humildemente, pois o Ele é o Pater Paupeum, o pai dos pobres e humildes, daqueles que se rebaixam diante de Deus, com o coração vazio de si para ser  preenchido pelo Espírito Santo de Deus!

Peçamos a Deus, na graça do Espirito que amemos a Jesus e sejamos unidos a Ele e assim possamos participar dessa felicidade do Céu!

Texto Escrito por Hellen Walker fundamentado na Palestra sobre o Espírito Santo por Pr Paulo Ricardo

 

Seja respeitoso. Não ataque o autor, debata sua idéia. Não use linguagem obscena, profana ou vulgar. Fique no tema do post. Comentários fora do tema original poderão ser excluídos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s