Dicionário de bolso Católico – Padre John Hardon SJ
Justificação – O processo de tornar-se um pecador justificado ou feito justo diante de Deus. Conforme definido pelo Concílio de Trento.
“A justificação é a mudança da condição em que uma pessoa nasce como um filho do primeiro Adão, em um estado de graça e de adoção entre os filhos de Deus através do segundo Adão, Cristo Jesus, nosso Salvador” (Denzinger 1524)
Etimologia da palavra justificação vem do latim justus = justo + facere = fazer, faça: justificado
Um católico que está em estado de graça ou seja, não em estado de pecado mortal está justificado. Dependendo dos pecados dos quais uma pessoa deve ser livrada, há diferentes tipos de justificação:
1 – Uma criança é justificada pelo batismo e pela fé de quem solicita ou confere o sacramento.
2-Os adultos são justificados pela primeira vez tanto pela fé pessoal, arrependimento pelo pecado e batismo, ou pelo amor perfeito de Deus, que é, pelo menos, um batismo de desejo implícito.
3 – Os adultos que pecaram gravemente após arrependemento podem receber a justificação pela absolvição sacramental ou contrição perfeita por seus pecados.
SANTIFICAÇÃO
Aquele que está sendo santificado. A etimologia da palavra vem do Latim sanctificare = fazer santo.
1 – A santificação primeiro acontece no batismo, pelo qual o amor de Deus é infundido pelo Espírito Santo (Romanos 5:5) …
2 – A segunda santificação é um processo ao longo da vida em que uma pessoa já em estado de graça cresce na posse da graça e na semelhança com Deus, fielmente correspondente com inspirações divinas.
3 – A terceira santificação ocorre quando uma pessoa entra no céu e torna-se totalmente e irrevogavelmente unida com Deus na visão beatífica.
A seguinte definição é baseada no livro Salvation Controversy de James Akin.
SALVAÇÃO
Salvação, basicamente, significa ser salvo. o Novo Testamento, o foco é principalmente sobre a idéia de salvação eterna – a salvação das conseqüências eternas do pecado (inferno).
No Antigo Testamento o termo salvação era usado frequentemente para se referir aos perigos temporais (terrenos) – guerra, fome, doença e morte (física e não eterna.), etc…
Categories: Apologética Católica, Doutrinas & Dogmas
Helen, estou lendo sobre Juizo Final e gostaria de contar com a sua ajuda para esclarecer porque existe um Juizo Individual do ser humano que ocorre com a morte e um Juizo Final que pelo que entendi será coletivo e ocorrerá com o retorno de Jesus.
LikeLike
Caro Denilson, lamento a demora em responder…
Vou indicar aqui uma leitura inicial, se vc tiver duvidas, volte aqui para conversarmos…
http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/j/juizo.htm
Paz do Senhor,
helen
LikeLike