Leia também: Tipos de Penitênica e Mortificação e Carne às Sextas-feiras, posso comer?
A abstinência de carnes, deve ser observada por todos os católicos de 14 anos e mais velhos na Quarta Feira de Cinzas e em todas as sextas-feiras da Quaresma.
O jejum deve ser observado na quarta feira de cinzas por todos os católicos acima de 18 anos de idade aos 59 completos. [Nota: outras fontes dizem que “ainda não compleataram 60”]. Aqueles que estão vinculados a estes grupos só podem ter uma refeição completa por dia. Duas pequenas refeições são permitidas, se necessário, para manter a força de acordo com nossas necessidades, mas comer alimentos sólidos entre as refeições não é permitido.
O jejum e abstinência pascal especiais estão previstas para sexta-feira santa e incentivados para o Sábado Santo.
“A Quaresma é uma preparação para a celebração da Páscoa. A liturgia prepara os catecúmenos para a celebração do mistério pascal por várias etapas da iniciação cristã: ela também prepara os fiéis, que recordam o seu batismo, a fazerem penitência em preparação para a Páscoa “(Normas gerais sobre o Ano Litúrgico, # 27).
Pela disciplina tríplice de jejum, a esmola e a oração da igreja mantém a Quaresma da quarta-feira de cinzas até a noite de quinta-Feira Santa. Todos os fiéis e os catecúmenos devem empreender práticas sérias das três tradições. A inobservância de dia penitencial em todos ou um número substancial de tais dias devem ser considerados graves.
À medida que o tempo da Quaresma se aproxima, é útil recordar a disciplina da Igreja em relação à abstinência e outras formas de penitência. Ninguém deve considerar esta obrigação de ânimo leve.
Aqueles indivíduos que têm uma condição médica na qual o jejum, ou abster-se pode ser considerado nocivo, não são obrigados a jejuar ou se abster, mas deve realizar algum outro ato de penitência ou caridade.
Como regra geral, um pedido de dispensa da obrigação de abstinência na sexta-feira da Quaresma, não será considerado, a menos que algum motivo grave está presente. A participação em eventos sociais, banquetes, casamentos ou recepções não são consideradas razões suficientes para solicitar a dispensa.
Os pastores e os pais devem cuidar para que os menores, embora não estejam obrigados pela lei do jejum e da abstinência, a serem educados no sentido autêntico da penitência e incentivados a fazer atos de penitência adequada à sua idade.
Todos os membros dos fiéis são incentivados a fazer atos de penitência e de caridade durante o tempo quaresmal além do que é previsto por lei.
Todos os membros dos fiéis são incentivados a beneficiar-se do sacramento da Reconciliação, uma vez que é um verdadeiro encontro com o amor, o perdão Salvador, que tira o fardo de nossos pecados, perdoa a nossas falhas e é a fonte de paz e alegria .
A comunidade paroquial pode celebrar a vigília de Páscoa só uma vez. A celebração de uma Missa de Páscoa antecipada, antes da Vigília Pascal, é proibida.
Categories: Tradição Católica
Quem Anda por Aqui