Doutrinas & Dogmas

Afinal, a Igreja Católica permite a contracepção ou não?

Quando de se trata de Aids ou Sida, a Igreja Católica e Apostólica conserva a posição de que a melhor prevenção é a abstinência sexual, a castidade e a fidelidade conjugal.

Recentemente, o Papa Bento XVI foi vítima de criticismo e acusações que resultaram de distorções de uma entrevista dada pelo Santo Padre a respeito da proliferação Aids no continente Africano. Em sua asserção o Pontífice, conduzido pelo entrevistador, conjecturou sobre o cenário hipotético no qual um homossexual do sexo masculino, portador do vírus da Aids, optaria pelo uso do contraceptivo.

Tendo em vista que a concepção por vias naturais é impossível numa relação homossexual, nesse cenário específico o uso da camisinha se caracterizaria pura e simplesmente por questões de saúde. Nesse sentido, o Papa admitiu que em tal cenário o uso da camisinha não seria condenável, mas de certo modo louvável, uma vez que esboça um ato de benevolência proveniente de Deus, pois apesar do grave desvio de conduta do homossexual, somente Deus é capaz de inspirar o amor no coração humano. Ou seja, o parceiro infectado, num gesto altruísta opta por proteger a saúde do próximo.

Não obstante, apesar das distorções de sua declarações, o Papa Bento XVI ressaltou que a Igreja não endossa o homossexualismo, tampouco os métodos de contracepção artificias. Sendo assim, é imperativo que a intenção verdadeira da mensagem do nosso Pontífice seja repetida em alto e bom som, de modo a mitigar os danos já causados pela distorção mediática laica e anti-católica, tanto no Brasil quanto fora dele.

Fill in your details below or click an icon to log in:

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )