É preocupante a falta ou pouca reverência demonstrada por muitos sacerdotes dos dias de hoje, e por conseguinte, dos fiéis por eles instruídos, no que toca a distribuição e o recebimento da Santa Eucaristia nas Igrejas brasileiras. Infelizmente, o catecismo da Igreja católica não proíbe o recebimento de Jesus Sacramentado nas mãos, mas indica que ele é opicional, e não a norma, como sugerem alguns padres:
” […] É evidente que respeito e carinho devem permanecer, sem cair em exageros (ênfase minha, aqui e adiante). Tudo indica que a melhor maneira de receber a sagrada Comunhão é que o comungante se mantenha em pé, com a mão aberta para acolher o Corpo do Senhor; porém, se preferir recebê-la na boca, que assim seja.” Pe. Humberto Robson de Carvalho
As afirmações acima suscintam uma pergunta: quem estabelece o que é um exagero? Além do mais, o recebimento da comunhão nas mãos claramente contradiz aquilo que o Santo Padre tem demonstrado através do seu exemplo, ou seja, das mãos dele só se recebe comunhão de joelhos e na boca. Sejamos fiéis ao exemplo da nosso Pontífice, que lidera a Igreja de Cristo não apenas através de ‘regras’ oficiais, mas principalmente pelo seu exemplo.
Receber o Santo Sacramento da Eucaristia, ou a Santa Comunhão como escreve Pe. Carvalho, na boca não é um ato apenas reverência ao Corpo de Cristo, mas uma demonstração de fé.
Categories: Adoremus
O pão não foi dado na boca:
Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.
LikeLike
João
Ja que este eh o seu argumento; apenas para efeito de debate, onde esta escrito em Lucas 22:19 que o pao foi dado nas maos?
Porque vc presume que o tenha sido feito de modo x ou y? Nao esta claro no texto, portanto, esta passagem nao pode ser usada como prova do seu ponto de vista.
Helen
LikeLike
Também Não está escrito em Lucas 22:19, ou em qualquer outra parte, que o pão foi dado na boca.
Agora, cá pra nós: Você acha mesmo que Jesus deu o pão e o vinho na boca dos apóstolos?
Eu respondo: Naquela época, o principal da mesa (a mesa era, geralmente, uma esteira sobre o chão), pegava o pão, partia em pedaços e entregava-os a cada membro; ou pegava o pão retirava um pedaço para si e repassava o restante para o mais próximo até que todos se servissem.
LikeLike
Protestante sempre a protestar,
Ele nem imaginam que a bíblia só pode ser interpretada pelo Magistério da Igreja
LikeLike
Isto talvez esteja escrito em qualquer documento da sua igreja, não na Bíblia. Jesus disse que os Profetas e as Profecias terminaram em João Batista. A Bíblia diz que qualquer coisa a mais ou a menos é anátema (maldito). Jesus disse que não veio para revogar (alterar), mas sim, cumprir as escrituras. Os escritos dos Apóstolos (depois de João Batista) retratam sobre Jesus e sobre o Antigo Testamento.
Quando Jesus pregou, não consultou nem pediu autorização aos sacerdotes da igreja em Israel, ao contrário reprovou-os.
Ele (Jesus) deixou bem claro que a Palavra de Deus era acessível a todos, principalmente aos pobres e desprovidos de conhecimentos, por que o entendimento seria dado pelo Espírito Santo (único consolador deixado por Jesus aos homens).
LikeLike