O que é Tradição Sagrada?

Tradição Sagrada não deve ser confundida com tradição humana; também chamada de costumes e disciplinas.  Jesus algumas vezes nos repreendeu por  nossos costumes e disciplinas, mas  apenas quando contrários às Leis de Deus (Mr 7:8). Entretanto, Ele nunca condenou a Sagrada Tradição,  e nem tampouco, condenou toda e qualquer tradição humana.

Muitos não-católicos não percebem a diferença entre Tradição Sagrada e tradição humana na Igreja Católica, e erroneamente presumem que toda tradição vista na Igreja seja criação humana. Muitos até mesmo acreditam que a Igreja Católica e Apostólica valorize meras tradições em detrimento da Revelação Divina, legada à ela por meio Escrito – Bíblia – e Oral – ensinamentos apostólicos. Isso é um equívoco muito sério e deve ser esclarecido.

A Sagrada Tradição e a Bíblia não são revelações opostas que competem entre si. São, na verdade,  duas partes integrantes do depósito da Fé,  forma pela quail a Igreja transmite o Evangelho.  Os ensinamentos Apostólicos, tal e qual a Santíssima Trindade ou o batismo infantil, a inerência da Bíblia, o purgatório, e a perpétua virgindade de Maria têm sido claramente ensinados por Tradição, e mesmo que estes ensinamentos estejam apenas implicitamente presentes na Bíblia, eles não são contrários à ela. A própria Bíblia nos diz “conservai as Tradições” conforme nos foram transmitidas, seja por via escrita ou por forma oral. (2 Tes. 2:15, 1 Cor 11:2).

Tradição Sagrada, portanto, não deve ser confundida com costumes, tais como a oração do Rosário, celibato sacerdotal, o jejum ou abstenção de carne às Sexta-feiras ou na Quaresma. Estas são tradições boas e úteis, pois glorificam à Deus, mas não são doutrinas. A Tradição Sagrada preserva doutrinas primariamente ensinadas por Jesus aos Seus Apóstolos, e mais tarde transmitidas à nós pela Igreja, sob a liderança dos sucessores dos Apóstolos, os Papas e bispos.

Elogio-vos, porque em todas as ocasiões vos lembrais de mim, e porque conservais as tradições conforme eu vo-las transmiti. (1Cor 11:2)